Passos para um Planejamento de Marketing de Conteúdo

Passos para um Planejamento de Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo atualmente é um importante aliado na estratégia de divulgação de uma marca ou para venda de produtos e serviços. Mais empresas entenderam que os consumidores estão se tornando “amigos da marca” antes mesmo de virar clientes dela. Esse entendimento faz aumentar a necessidade e os investimentos em marketing de conteúdo.

Mas para essa proximidade do consumidor com a marca acontecer é preciso fazer com que haja uma relação próxima e de confiança. Desta forma, o plano de gerar conteúdo relevante para que o consumidor possa avaliar melhor a credibilidade da marca, se tornou indispensável. As mídias sociais são canais fundamentais para implementação dessa estratégia de conteúdo. É muito importante que o departamento de marketing e de vendas possam se entender para conseguirem alinhar o planejamento com o objetivo de aumentar suas conversões.

Conhecer bem os pontos de seu funil de vendas e a responsabilidade de cada um deles, será bem importante para traçar uma boa estratégia. Mas falaremos sobre funil de vendas em uma outra oportunidade. No momento, vamos pensar de um modo geral como montar um planejamento.

Vamos ver agora alguns passos para elaborar um plano de marketing de conteúdo utilizando principalmente as mídias sociais. Conceitualmente não é muito diferente de um plano tradicional de marketing, mas é claro que se tratando de conteúdo e redes sociais, vamos ter que adaptá-lo e relacionar os principais pontos durante o processo.

1 –Objetivo:

Decidir o que se deseja conseguir com a ação! Parece óbvio, né? Mas nem sempre é tão simples. Então, é importante definir se o objetivo será fortalecer a marca da empresa, trazer mais seguidores, gerar cadastros, gerar vendas de um determinado produto, “viralizar” alguma ideia ou alavancar alguma ação especifica. É preciso traçar o tipo de objetivo e entender onde se quer chegar com o plano. Se um dos objetivos diretos for gerar mais conversão de vendas, por exemplo, será preciso entender com a equipe responsável como está sendo o processo do funil de vendas.

2 – Target:

É preciso conhecer bem o público que se deseja atingir para poder escolher o tipo de

linguagem que será adotada e quais os tipos de canais de relacionamentos serão utilizados.

3 – Linguagem:

Depois de conhecer o target e compreendê-lo melhor, será necessário estudar que tipo de linguagem será adequada para conseguir informá-lo. Avaliar se serão usadas mensagens mais descontraídas ou se manterão uma linha mais conservadora. Sua mensagem vai se adequar mais a que tipo de tecnologia? Vai usar texto, áudio ou vídeo? Seu público vai assimilar seu conteúdo se ele for entregue em determinado tipo de canal? Cada um deles precisará de uma linguagem diferente para se produzir conteúdo, portanto, é preciso pensar nisso com bastante cuidado.

4 – Conteúdo:

Depois de escolher a linguagem, é importante saber o que vai ser divulgado. O conteúdo, obviamente, é a parte mais importante do planejamento. Quando bem elaborado, ele permitirá que o canal de relacionamento com o usuário se solidifique. Pense em um conteúdo autêntico, apresentado de forma inovadora e sendo fiel à linguagem de seu target. Não invente! Seja apenas sincero, real e busque sempre a relevância no que for apresentado. Pense que é preciso agregar algo para a vida da pessoa que está “consumindo” seu conteúdo para que gere engajamento e, em muitas vezes, um poder viral.

5 – Canais:

É preciso analisar e compreender os canais e ferramentas que você vai utilizar. Depois que o target já foi identificado é preciso identificar onde ele está. Não podemos apenas esperar o público. É preciso colocar um alvo nele. A empresa deve ir onde o consumidor está. O conteúdo precisa ser levado através da comunicação correta para se tornar ativa. Portanto, se você vai escrever um blog, produzir um vídeo, postar em redes sociais, criar infográficos, gerar ebooks ou transmitir webinars, entenda a ferramenta escolhida, estude-a e aproveite ao máximo o que elas podem oferecer, inclusive no que se trata do feedback de seus seguidores.

6 – Convergência:

Planejar e integrar os canais e/ou ferramentas, caso identifique a necessidade de usar mais de um canal para divulgar a ação. É importante que você pense em transmídia. Algumas campanhas usam muito bem o formato “transmidia storytelling”. Ele permite que os usuários sejam envolvidos de todas as formas, em vários canais, pela história da marca.

7 –Relacionamento:

Tenha sempre em mente uma forma de manter o canal aberto pra receber feedback do consumidor e sempre responda-o. Sempre! É preciso lembrar que um dos principais objetivos é criar “defensores da marca” e nossos defensores precisam ter todas as suas dúvidas respondidas. Inclusive as críticas mais severas precisarão ser respondidas com toda atenção. Um crítico severo bem respondido, pode se transformar num poderoso defensor da marca. Todos gostam de ser bem tratados e de se sentir diferentes e únicos. Faça com que cada usuário/seguidor da marca se sinta assim. O mais importante é sempre buscar engajamento e cativar seus seguidores fiéis.

8 – Benchmarking:

É interessante entender o que seu concorrente está fazendo e estar um passo a frente. A velha e boa análise SWOT para avaliar ameaças e oportunidades precisará ser bem feita nesse estágio do planejamento. Inovar e buscar meios é imprescindível para que o canal interativo de relacionamento que você criou seja eficaz.

9 – Processos de equipe:

Nesta fase é preciso definir as tarefas de cada membro da equipe na ação que será implementada e quais canais cada um vai ficar responsável. É preciso definir também a padronização da linguagem a ser utilizada. Todos deverão seguir a mesma linha.

10 – Cronograma:

Sempre é muito importante manter um cronograma para que todos os processos sejam cumpridos no tempo certo. Será preciso definir e seguir a risca a periodicidade que a equipe terá que alimentar com conteúdo os meios que estão sendo utilizados. A periodicidade é um dos principais pontos de um planejamento de marketing de conteúdo.

11 – Monitoramento:

Toda ação precisa de dados estatísticos de seus resultados para não correr o risco de ir em uma direção estratégica errada. Descobrir rápido os problemas, significa poder solucioná-los a tempo. Entender o efeito que seu conteúdo está causando no comportamento e no relacionamento do consumidor com a marca é o objetivo principal na fase de monitoramento. Para isso, é importante estipular KPI`s para se traçar um direcionamento certo em busca dos objetivos primários da marca.

Espero que essas pequenas dicas sobre um plano de marketing de conteúdo ajudem a trazer mais resultados para sua empresa. Mesmo parecendo óbvias, nem sempre são seguidas ou

observadas na hora de cria-lo. Aliás, algumas empresas acham que nem é preciso realizar um planejamento tão aprofundado assim para conteúdo. Não podemos achar que basta sair escrevendo qualquer coisa por ai e ganhar alguns “clicks” a mais. Bom, faça seu planejamento e fique à frente das empresas que não dão importância a ele.