Persona: como e por que criar uma persona para sua empresa

Persona: como e por que criar uma persona para sua empresa


Criar uma persona é um dos passos mais importantes para a estratégia nas Redes Sociais da sua empresa; saiba como e por que criar a sua.


Persona é a representação fictícia do cliente ideal para o seu negócio.

Ela é baseada em dados reais, como comportamento e características dos clientes, assim como suas histórias pessoais, hábitos, costumes, idade, nível de escolaridade, etc.

Com a persona definida, agora você vai criar o seu conteúdo direcionado para esta ou estas personaS.

Lembrando que o seu negócio pode ter mais de uma persona, ai neste caso você vai definir quantas personas forem necessários, mas lembrando que muitas vezes uma é pouco e um número exagerado não faz sentido, e seus conteúdos vão ser criados direcionados para cada persona.

Com a persona ou personas definidas, você passa a ter formas diferente de abordar o seu lead.

Imagine se você vende bijuterias, qual ou quais são a sua persona?

A principio você pode imaginar ou achar que seja mulheres jovens de 15 à 25 anos, de 30 à 35 anos, só neste dois exemplos você já tem a necessidade de conversar de forma diferente, entende que na prática no seu dia a dia no seu corpo a corpo também é assim.

E se você detectar que tem uma outra faixa etária por exemplo de 50 à 57anos, entendeu que agora a conversa é completamente diferente e que o habito e estilo de vida entre estas faixas etárias são completamente diferentes e a conversa é também diferente.

E ainda nem falamos de outros pontos que tem de ser observado, como, poder aquisitivo, para qual a finalidade que elas estão comprando o seu produto, a  faixa etária entre 15 à 25 pode ser para sair com as amigas, e as da faixa etária entre 50 à 57 anos apenas para o dia a dia, querendo passar uma aparência mais jovem.

Agora imagina o setor imobiliário que tem, faixa etária, poder aquisitivo, homem, mulher, que cada um observa um ponto diferente, uma olha o que tem próximo outro o que o imóvel oferece de atrativo, outro olha como um investimento futuro.

Entenderam como as personas são diferentes e o conteúdo também tem de ser diferente.

Cumprir esse desafio de criar e montar uma persona, ou várias personas, pode ser mais fácil quando você consegue fazer as perguntas certas. Depois, basta utilizar essas informações de forma produtiva para que toda ação e tomada de decisão sejam direcionadas àquele perfil.

Qual o seu ponto de partida para definir sua persona?

Sua base de clientes, esse será a fonte perfeita para começar suas investigações. Mesmo que tenha perfis diferentes de pessoas ou empresas que consumiram seu produto, alguns deles tendem a exemplificar a sua persona.

Uma dica importante é focar tanto em clientes satisfeitos quanto insatisfeitos. Em ambos os casos, você certamente aprenderá algo sobre a percepção do seu produto e quais desafios seus clientes estão encarando.

Uma outra fonte inicial, que vai te dar um norte por onde começar são as informações que estão no seu Instagram.

Ali você tem localização, faixa etária, sexo masculino ou feminino.

Qual é a diferença entre persona e público-alvo?

É comum que haja alguma confusão nos conceitos. Vamos, então, deixar uma coisa bem clara: persona e público-alvo não são sinônimos.

Veja este exemplo:

Público-alvo: Homens e mulheres, de 24 a 30 anos, solteiros, graduados em arquitetura, com renda média mensal de R$ 3.500. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de viagens.

Persona: Pedro Paulo tem 26 anos, é arquiteto recém-formado e autônomo. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um mestrado fora do país, pois adora viajar, é solteiro e sempre quis fazer um intercâmbio. Está buscando uma agência que o ajude a encontrar universidades na Europa que aceitem alunos estrangeiros.

Entendeu a diferença?

De uma maneira geral, público-alvo é uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços.

Já a persona, como foi falado, é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada, mais detalhada nos seus hábitos e costumes é mais personalizada.

No primeiro momento pode até soar muito parecido. Porém, faz toda a diferença pensar em uma estratégia de marketing direcionada ao Pedro Paulo e não a um extenso público-alvo.

Só que é melhor não exagerar. Se uma persona pode limitar muito seu público, muitas personas podem fazer com que sua estratégia perca o foco.

Por que criar uma persona?

A criação de personas é um passo fundamental dentro de uma estratégia de Marketing Digital de resultados. Criamos personas para enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, assim, termos maiores chances de sucesso.

Sem uma persona definida, é possível que em alguns casos sua estratégia se perca e você acabe falando português para quem só entende grego. Ou promovendo cortes de carnes para quem é vegetariano. Ou oferecendo um produto destinado à classe A para a classe C. Os exemplos são muitos!

Sendo assim, enumeramos alguns motivos que provam a importância da criação de personas para seu negócio:

Determinar o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos;

Definir o tom e o estilo de seu conteúdo;

Ajudar a desenhar suas estratégias de marketing apresentando o público que deve ser focado;

Definir os tópicos sobre os quais você deve escrever;

Entender onde os prospectos buscam suas informações e como eles querem consumi-las.

Questões que te ajudam a definir uma persona.

Depois de entender o que é persona, quais suas vantagens para seu negócio e de levantar algumas informações preliminares, você precisará se orientar pelo perfil de seu cliente típico.

Ou seja, deverá ser guiado pela maioria para responder a algumas questões que vão ajudar a definir o perfil comportamental de sua persona:

  • Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
  • Que tipo de assunto interessaria a ele sobre o seu setor?
  • Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoal quanto profissionalmente)?
  • Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
  • Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
  • Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
  • No caso de produtos B2B, entre empresas, qual é o tipo de empresa que compra a sua solução? E qual o cargo de quem compra?
  • Quem influencia suas decisões?

Resumindo: você precisa ter em mente o que a pessoa responsável pela compra de seu produto ou serviço busca na área de atuação de sua empresa. Pense nos assuntos em que ela pode estar interessada, como os problemas relacionados ao seu setor que ela enfrenta no dia-a-dia.

Uma vez encerrado esse processo, você terá uma boa quantidade de dados valiosos sobre os potenciais consumidores.

Como fazer entrevistas para criar as personas

Se você tiver essa possibilidade, entrevistar seus clientes é a melhor forma de definir suas personas. Assim, você evita “achismos” da percepção interna da empresa. Escolha pessoas, monte um roteiro para realizar entrevistas ou reunir grupos de discussão e pense na abordagem ideal.

Escolhendo as pessoas:

Observe quem são as pessoas mais ativas nas suas redes sociais, principalmente as que interagem com mais frequência;
Analise o perfil e postagens da pessoa, já terá alguns dados e insights;
Veja seu banco de dados de clientes e selecione os mais frequentes ou aqueles que consomem mais seu produto;
Se o seu produto ou serviço é novo, peça indicações de contatos de pessoas que possam se encaixar no que você imagina que será o perfil do seu futuro cliente.

Montando o roteiro de perguntas:

Pense em perguntas básicas relacionadas aos dados para a criação das personas citadas acima;
Pense em um formato de conversa que seja fluida, não composta apenas por perguntas;
Deixe espaço para o entrevistado comentar outros assuntos, pois eles podem trazer informações interessantes;
Prepare-se para a possibilidade de insights e oportunidades de descobrir pontos-chave para a construção de diferentes perfis.

Abordagem:

Escreva uma mensagem privada com perfil pessoal se apresentando;

Fale um pouco sobre o objetivo do contato e proponha uma conversa para saber mais sobre seus hábitos de compra;

Se possível, ofereça algum benefício como forma de agradecimento ao final;

O contato pode ser a distância muito mais nos dias de hoje ou presencial, como os devidos cuidados, pois o que importa é obter as informações que considera essenciais.

Como criar uma persona

O próximo passo é detalhar o perfil do cliente a partir das respostas obtidas.

Com isso, você poderá unificar as informações e elaborar o personagem em um documento a ser disponibilizado para todos na empresa que possam se beneficiar do estudo que você fez.

Algumas características que utilizamos para definir as personas:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Grau de escolaridade;
  • QUe tipo de profissional é ele, autônomo, empresa púlbica, empresa privada;
  • Cargo;
  • Hábitos;
  • Tem habitos de compra pela internet, sim ou não;
  • Frustrações;
  • Desafios;
  • Crenças;
  • Hobbies;
  • Estilo de vida;
  • Hábitos de compra;
  • Quais mídias preferem;
  • Quem os influencia;
  • Quais tecnologias usa;
  • Onde busca informação;
  • Critérios de decisão na hora da compra;