Fechei a porta do meu negócio. Quais alternativas tenho?

Fechei a porta do meu negócio. Quais alternativas tenho?


Inúmero negócios por todo o mundo, viram-se forçados a encerrar as portas por causa da pandemia do Coronavírus. Mas isso não significa que seja o fim do mundo!
Esta pode ser a sua oportunidade de trazer o seu negócio para o mundo digital e vender na internet.
Se o seu negócio não está gerando pelo menos 50% das suas vendas com a internet, você precisa de começar a trabalhar nisso urgentemente.
Vamos falar sobre 19 tipos de negócios diferentes e trouxemos algumas ideias para vocês explorarem e começarem a trabalhar na internet, imediatamente.

1) Imobiliária

Quem trabalha com o mercado imobiliário, viu as suas vendas caírem muito nas últimas semanas, proveniente da diminuição do transito de pessoas e da
contração de investimentos.
Tenho de chamar a atenção, que nesta área os conteúdos são muito iguais.
Poucos trabalham em conteúdo a sério.

Vocês têm que mostrar que são bons, que são os melhores!
Como sabem, a compra de uma casa é algo bastante complexo e quanto mais vocês mostrarem o que são bons nessa área, melhor será para
vocês.

O mais importante é vocês entenderem que tem de criar conteúdo, as pessoas não sabem nada sobre compra e venda de uma casa.
Este é um momento crucial para começar a trabalhar na criação de conteúdos que possam ajudar qualquer pessoa a entender melhor o mercado imobiliário.
Alguns exemplos de conteúdo:
● Como escolher a casa ideal?
● Quais são os procedimentos legais de compra de uma casa?
● Que impostos terei de pagar ao comprar uma casa?
● Como saber se a casa que vou comprar vai valorizar ou não?
● Como escolher um bairro para viver?

Se todos estão fazendo os anuncios da mesma forma, procure geristar o imóvel que está sendo ofoerecido, usando algusn recursos de filmagem e fotografias diferentes, como por exemplo fazer filmes andando pelo imóvel, você pode usar uma trena digital, para sair as medidas no vídeo ou na foto, confesso que nunca fiz isso tem de testar para ver como que fica.

Para fazer os vídeos, usem estabilizador de imagem para o vídeo não ficar tremmido, assim você pode andar mais a vontade dentro dos imóveis.

Começe a fazer com o seu próprio celular, nada de gastar dinheiro com máquinas fotograficas, filmadoras caras, não comprem nada caro.

Faça vídeo curtos, nada de videos longos, se for o caso divida o vídeo por partes da casa, quartos, sala de satar, área de laser.

Utilize as ferramentas de reuniões online para reunir com seu cliente e mostrar este vídeos, antes de fazer este procedimento treine bastante, para você passar segurança, chame um amigo, um irmão, namorada ou namorado, enfim treinem.

Vocês devem também publicitar esses conteúdos. Não tenham medo disso.

Quem tem capacidade para comprar e investir neste momento, está à procura da oferta ideal!

Se vocês forem ao YouTube, os primeiros vídeos que aparecem sobre este tema (com mais de 1 milhão de visualizações) foram feitos por produtores
de conteúdo e não por profissionais da área imobiliária.

Nesta área, alguns trabalham muito para o ego, para mostrarem à concorrência que estão vendendo mais. Mas esse não é o caminho certo.

Não se esqueça que os melhores profissionais, são encontrados pelo bom conteúdo.

2) Cosméticos

A área dos cosméticos, tem sofrido um aumento enorme nas vendas pela internet durante esta pandemia. Portanto, se você trabalha com cosméticos, nós recomendamos muito que você venda na internet.

No caso deste tipo de produtos, vocês têm várias soluções:

● Vender por WhatsApp, atendendo os seus potenciais clientes e fazendo entregas por correio, ou moto boy;
● Vender pelo Direct do Instagram;
● Vender com uma Loja Online;

Para vocês criarem sua Loja Online, nós recomendamos uma solução integrada, site e ERP, MArketing Place, onde você vai controlar todo o seu estoque e emitir a NFe ou Cupon Fiscal, Isso é extraordinário, porque durante os próximos 3 meses vocês podem ter o seu negócio apenas no online e certamente depois, este modelo vai continuar.

A criação de conteúdo é fundamental, nunca se esqueçam disso.

Podem falar de tópicos como:

  • Como cuidar da pele em casa;
  • Como fazer as unhas em casa;
  • Cuidados de cabelo em casa;
  • De quanto em quanto tempo que tem de usar produtos assim e outros assim;
  • Dê muitas dicas de valor;
  • Etc.

3) Design

Quem trabalha na área do design, design gráfico, etc., deve começar a mudar o seu modelo de serviços para o digital.

O que é que isto significa? Que você deve criar uma Landing Page, isto é, uma página de atenção ao seu produto em que o objetivo é apresentar o seu trabalho e
capturar os contactos de potenciais clientes.
Ainda assim, podem Vender por WhatsApp, pelo Direct do Instagram e pelo Messenger.

Parceria com gráficas que te atenda de forma online, e que já te entrega o serviço através do motoboy.

Fazer reuniões online com seu clientes, usando uma plataforma que permita você compartilhar o trabalho e discutirem possíveis modificações.

4) Fotografia

Quem trabalha na área da fotografia, pode começar a vender as suas fotografias em bancos de imagens, como por exemplo, o ShutterStock, o Bigstock ou o PhotoDune.
Pode parecer pouco rentável vender fotografias em bancos de imagens, mas isso não é verdade! As fotografias profissionais neste tipo de plataformas são vendidas em grande escala e geram bastante lucro.

Outra solução para quem trabalha com fotografia é criar cursos online de fotografia e vendê-los.

Tanto para quem deseja ser fotógrafo como para quem procura apenas saber fotografar melhor.

Um curso online de como tirar fotografias com o Smartphone funcionaria muito bem neste momento.

Um curso que ensina como tirar partido das fotografias com o seu Smartphone, por exemplo.

Em seu curso você incluir dicas de equipamentos e escalar uns 3 equipamento por faixa de preço e fazer umcoparativo.

5) Hotelaria e Restaurante

Na área da Hotelaria e Restauração, você deve procurar responder a dois aspeto fundamentais neste momento:

1. Criação de conteúdos na internet;
2. Comercialização de produtos via delivery.
Apostem na divulgação, num raio de 5km, dos vossos serviços de delivery Vai sair muito barato devido ao pequeno raio de km’s abrangido pelo anúncio, e vão conseguir ter resultados.
E se você já está pensando “Mas que conteúdos é que eu vou criar?”, deixamos-lhe aqui algumas sugestões:

  • Gravação de vídeos com receitas para fazer em casa;
  • Ensinar a cortar corretamente um peixe ou uma peça de carne;
  • Ensinar a fazer um refogado;
  • Falar sobre super alimentos e sobre como os utilizar nas refeições do dia a dia.
  • Convidar nutricionistas para fazer parte de suas lives e dar dicas de receitas baratas e saudáveis.

6) Automóveis

A área automóvel representa uma das áreas mais fustigadas pela pandemia, no entanto, não desespere! Também existem soluções aqui.
Em primeiro lugar, é importante trabalhar numa ótica de criação de conteúdos e de autoridade da marca.

Em segundo lugar, oferecer soluções viáveis para os seus clientes, tais como serviços de oficina com pickup em que vocês vão buscar e entregam o carro do cliente em seu domicílio.
Grande parte das pessoas não querem sair de casa neste momento, por isso é importante remover essa dor ao cliente, oferecendo-lhe soluções que
não exijam que ele tenha de sair de casa.
Aqui, também é importante a criação de uma Landing Page para você comercializar este tipo de serviços.
Utilize essa página de aterragem como meio para gerar leads e, de seguida, entre em contacto com essas Leads através de WhatsApp ou ligando para
elas, por exemplo.
Caso seja possível, pode também comercializar peças, filtros de ar, óleos, lubrificantes e os demais materiais, numa Loja Online, conforme falámos anteriormente.
As pessoas querem comprar isso!

7) Farmácia

Quem trabalha na área da farmácia,  (embora estas últimas não tenham fechado), é crucial entrar no mercado online.

Como as farmácia vendem de tudo, façam entregas gratis para sua região e ofereça que um funcionário vai tirar a presão artirial, como cortesia.

Neste momento, é muito importante a criação de uma Loja Online e recomendamos que o faça o mais rápido possível.

Vocês não imaginam o quanto esta área está a crescer. É uma das áreas que melhor funciona no online.

Trabalhem muito bem a descrição dos produtos, criem uma boa loja online, que seja, acima de tudo, amigável para o cliente.
Temos clientes nossos, neste área, que neste momento estão a faturar mais 50% que anteriormente.

A criação de conteúdos é igualmente importante, logicamente.

8) Lazer, Viagens e Turismo

Esta área é, provavelmente, a mais afetada pela pandemia, com negócios que se encontram completamente parados e sem quaisquer vendas de momento.
No entanto, voltamos a referir, esta é uma fase crucial para criar conteúdos e trabalhar a autoridade da marca e pensar no futuro. Isto não vai durar para sempre e ainda há muitas pessoas que vão viajar.

Recomendamos que crie conteúdos sobre:

  • Remarcação de viagens, cancelamentos e reembolsos;
  • Quais as companhias aéreas que estão operando e quais os voos que estão realizando, e porquê?
  • Como re-planear as viagens de família e as férias deste ano?
  • Que destinos turísticos não foram afetados pelo coronavírus?
  • Coronavírus: devo adiar ou cancelar as minhas viagens?
  • Como fazer um planeamento de viagens?
  • Como funcionam os programas de milhas das companhias aéreas?
  • Como escolher um pacote de viagens?
  • É melhor organizar uma viagem por conta própria ou procurar uma agência de viagens especializada? Quais as vantagens e desvantagens?
  • As possibilidades são imensas. E muitas delas são úteis neste momento, mesmo que as pessoas não possam viajar.

O importante é manter em contato com o seu público, sempre.

9) Marketing e Publicidade

A área do Marketing e Publicidade, continua a ser fundamental nesta fase, embora que muitas empresas e pequenos negócios tenham parado de anunciar ou tenham fechado as portas do seu negócio.

Quando as empresas deixam de vender, o que é que elas fazem? Demitem o departamento de marketing, e isso está muito errado.

É nesse momento que as empresas mais precisam deles.

É importante que você ofereça serviços que tragam os seus clientes para o online, como por exemplo, a criação de Lojas Onlines, a criação de Landing Pages, entre outros serviços.

Neste momento, os cursos online e produtos digitais são também uma excelente oferta, sendo que convém não esquecer de precificar esses produtos com um valor baixo e acessível à maioria das pessoas.

Ajudem os seus clientes agora, porque eles vão ficar com vocês mais tarde.

10) Medicina Alternativa ou Complementar 

Esta área engloba massagens, reiki, shiatsu e todas as áreas de medicina alternativa ou complementar.

Em certas áreas, você consegue fazer consultas online e nessas áreas é essencial começar a contactar os seus clientes e a disponibilizar-se para fazer consultas online.

Para situações em que se verifique que tal não é possível, como o caso das massagens, você pode explicar quais as melhores posturas a adoptar para
ficar no sofá, para ler, ver televisão e trabalhar a partir de casa.

Podem fazer recomendações de óleos, aromaterapia (quem trabalha com) quais os óleos ideias para cada estado de espírito ao longo do dia ou ao
longo da semana.

Fazer vendas deste produtos com entrega utilizando o moto boy.

Ensine técnicas de conexão e de meditação.

O essencial é que vocês trabalhem a vossa marca pessoal para poderem ser lembrados depois da quarentena.

Aqui, a criação de cursos online e produtos digitais - como Ebooks, Áudios de meditação guiada, etc. - são também boas soluções.

Quem fazia meditação, pode fazê-lo em grupo através de uma plataformas de vídeo chamadas.

Também podem ser feitas sessões online de Yoga, em que o professor dá a aula e os alunos assistem e fazem a partir de casa.

Fazer lives no instragram.

11) Produtos de Luxo e Jóias

Se você vende produtos de luxo e jóias e ainda não vende online, está na hora de criar a sua Loja Online!

Vocês podem vender os produtos através de WhatsApp e de Redes Sociais.

Várias pessoas dizem que esses produtos agora não se vendem, no entanto, a nossa realidade não é a realidade de todos. Muitos vão passar por esta fase sem necessidades financeiras e continuam disponíveis para comprar, de acordo com a realidade deles e para dar de presente a outras pessoas.

Não julguem os outros pelo tamanho da sua carteira.

A Farfetch, uma das maiores lojas online de produtos de luxo, sofreu uma queda no seu tráfego mas, ainda assim, recebeu mais de 17 milhões de visitantes no mês de março. Ainda há muitas pessoas que continuam a comprar produtos de luxo.

A Rolls-Royce a Land Rover, por exemplo, aumentaram em 50% as suas vendas em Março! Isto só demonstra que os produtos de luxo continuam a
ser vendidos.

Esta é também uma boa oportunidade para produzir conteúdos relevantes sobre temas como moda, estilo e lifestyle associado a este tipo de produto.

12) Produtos Eletrónicos

Durante a pandemia que estamos vivendo, o consumo de produtos eletrónicos aumentou consideravelmente.

Mais uma vez, se você ainda não vende os seus produtos online, está na hora de criar uma Loja Online e começar a vender pela internet.

Várias lojas de iformatica já sentiro o aumento das vendas Online.

Outra alternativa viável para pequenos negócios, é começar a vender através do WhatsApp, do Direct do Instagram e do Messenger.

Você pode criar publicações, com qualidade, e patrocinar esses conteúdos para mensagens.

Dessa forma, mais potenciais clientes enviarão mensagem, com intuito de saber mais informações ou comprar os produtos.

Criar vídeo ensinando a utilizar os equipmanetos e eletro domésticos, como por exemplo fazendo uma receita.

13) Recrutamento e Seleção

Quem trabalha na área do Recrutamento e Seleção, sentirá um aumento de trabalho, especialmente devido à demanda de desemprego que se espera,
em consequência da pandemia.

Está na hora de começar a produzir conteúdos sobre carreira, sobre currículo profissional, sobre recolocação, mudança de carreira, novos mercados de trabalho, novas formas de trabalhar, trabalhos home office ... etc.

Para quem tem a infelicidade de ficar desempregado neste momento, é muito importante receber esses conteúdos e entender como se deve posicionar para regressar ao mercado de trabalho rapidamente.

Elas não podem deprimir, caso contrário vai ser muito mais difícil retomarem à atividade, com isso faça parceria com pisicologos e agendem diversas lives.

Mais uma vez, é importante a criação de uma Landing Page para geração de potenciais candidatos e ajudem a se recolocarem no mercado de trabalho.

14) Roupas e Moda

Quem trabalha nesta área, tem pela frente várias soluções interessantes.

A primeira solução é a criação de uma Loja Online, onde poderá comercializar os seus produtos, de acordo com o que já foi dito anteriormente.

A segunda solução, é criar conteúdos que possam ajudar o seu público, tais como:

  • Como organizar o seu guarda roupas de um jeito eficaz;
  • Como fazer combinações de roupas mais inteligentes;
  • Como escolher as roupas que combinam melhor com o seu tom de pele;
  • Como escolher as roupas que combinam melhor com o seu rosto;
  • Como se vestir para trabalhar a partir de casa;
  • Como se vestir de uma forma eficaz para uma reunião à distância;
  • Como se vestir de uma forma eficaz para uma entrevista;
  • Fazer live com consultoras de moda;

Entre muitos outros conteúdos.

15) Saúde e Bem-estar

Umas das principais áreas na qual nós escolhemos o profissional pela sua credibilidade, é precisamente a área da saúde.

Sempre que precisamos de um médico de qualquer especialidade, além de pedirmos indicações de alguém, normalmente vamos sempre para a internet pesquisar toda a informação que existe acerca do mesmo.

Por isso, caros profissionais de saúde, apostem em sua marca pessoal como nunca!

Dediquem um bom tempo a gravar vídeos e/ou a escrever sobre aquilo que vocês fazem e como o fazem.

Mostrem quem vocês são, o seu trabalho e o seu conhecimento! 

Quem te conhece, vai comentar e compartilhar o seu conteúdo e isso vai ajudar a aumentar a sua credibilidade e notoriedade de marca.

Podem, por exemplo, começar a agendar consultas para os próximos meses. Algumas especialidades também podem fazer consultas online à
distância, oferecendo um preço mais em conta.

Outras especialidades podem transitar para os produtos digitais, como Cursos Online, Ebooks pagos, e por aí vai.

Vocês conhecem os seus pacientes e vocês, melhor que ninguém, sabem o que é que eles precisam.

Ensinem, através de vídeos, o que é que as pessoas podem fazer para supriri as suas necessidades neste momento de quarentena.

Façam parcerias com outros pessoas da área de saude, onde uma área complementa a outra e fazem lives, cada hora no perfil de um, convidando o outro.

16) Seguros

Quem trabalha nesta área, neste momento deve focar a sua atenção em ofertas que acrescentem valor, como seguros e planos de saúde, por exemplo.

Neste caso, a geração de leads pode ser realizada com Landing Pages, bem como com um atendimento personalizado via WhatsApp, Instagram ou Messenger.

Aqui, a produção de conteúdos também é fundamental para gerar confiança e autoridade. Este é o momento certo para criar conteúdos de forma a ajudar o seu público a atender como funcionam os seguros:

  • O que é um período de carência de um seguro?
  • O que é uma franquia e como é que funciona?
  • Como funcionam as cláusulas de um seguro?
  • Que tipos de seguros que existem e para que servem concretamente?
  • Qual é a diferença entre um seguro de saúde e um plano de saúde?
  • Qual é a diferença entre um seguro de vida e um seguro de saúde?

 

17) Serviços (tradução, coaching, redação, formação, eventos, etc.)

Os prestadores de serviços precisam agora de transitar os seus trabalhos para o mundo online, e vender esse mesmos serviços através da internet.

Nestes casos, recomendamos mais uma vez, a criação de Landing Pages para captação de leads e o fechamento das vendas por WhatsApp, Instagram ou Messenger.

Produzir conteúdos é também um aspeto fundamental nestas áreas, como produção de textos, gravação de vídeos, entre outros.

Os podcasts são também um formato muito bom e é cada vez mais consumido hoje em dia.

Os formadores, já são formadores e podem adaptar os seus conteúdos e vender os seus cursos online! É um conteúdo que já fica pronto e pode ser sempre uma alternativa quando o trabalho offline, por algum motivo, não for possível.

18) Veterinária

A maioria dos veterinários continua aberto, mas com algumas restrições.

Ainda assim, é fundamental criar soluções que reduzam o medo e a ansiedade dos clientes, tal como o que está acontecendo na área automóvel.

Nesta fase, os serviços de veterinário ao domicílio são muito importantes, associados sempre a boas práticas de higiene e segurança, garantindo o
devido afastamento.

A comercialização de produtos para animais através de Lojas Online é algo que também vão funcionar muito bem, portanto, caso tenha produtos (ração, medicação, vacinação, desparasitação, etc), crie uma Loja Online para os comercializar.

Por último, a pode criar vários conteúdos sobre animais, idealmente no formato de vídeo, porque gera maior confiança.

Pode falar sobre temas que também são muito importantes neste momento, tais como:

  • Os cuidados a ter com os animais;
  • A vacinação;
  • Medicação;
  • Cuidados a ter com os animais;
  • Devemos limpar as patas dos animais?;
  • Devemos dar banho aos animais?
  • Etc.

19) Bebidas (vinhos, destilados, etc.)

No caso dos vendedores de bebidas, é fundamental que estes transitem para as Lojas Online e comercializem vinhos, destilados e outros tipos de
bebidas através da internet.

Não se esqueça que o público continuará comprando vinhos, destilados, etc., portanto, comercializá-los pela internet é muito importante.

Recomendamos igualmente a produção de conteúdos relacionados, como textos sobre vinhos, provas de vinhos em vídeo, etc.

Pode ainda escrever, ou filmar sobre reviews de vinhos, destilados, etc., pois este é também um tipo de conteúdo muito interessante nesta área.

Uma sugestão, é criarem também cestas de recorrência com alguns vinhos, e acompnahamentos etc. Um que seja subscrito mensalmente, ou
semanalmente, e que vocês enviam para casa de seus clientes.

Notas Finais

Óbvio que muitas áreas não foram obrigadas a fechar, mas estão também a reinventar-se e a adaptar-se.

As farmácias, por exemplo, estão a fazer entregas em casa.

Alguns segmentos, estão recebendo encomendas através de telefone e WhatsApp, preparam tudo e quando o cliente chega só tem que pagar e
levar. E alguns estão ainda azendo entregas ao domicílio!

Os sacolões de frutas e verduras, também é um opção a venda online através do whatsapp e entregar em casa. É uma necessidade essencial, e está vender  muito bem para quem está a apostar nesta estratégia.

Muitas segmentos, sentiram um aumento gigante no número de entregas ao domicílio.

Serviços como a decoração, também têm imenso conteúdo que pode ser criado. Explique porque é que determinado papel de parede não fica bem na
sua decoração, por exemplo.

Alguns destes negócios encontram-se em vantagem, porque já tinham lojas online e meios de pagamento electrónicos associados, o que lhes facilitou
imenso o processo.

Outros, por outro lado, ainda não, mas dentro das suas capacidades, estão fazendo os ajustes possíveis.